ITAndroids retorna da RoboCup 2018

itandroids

Criada em 13/08/2017 09:09

Última modificação em 13/08/2017 09:09

Depois de uma participação efetivamente concluída na Robocup 2017, a equipe ITAndroids, representada por seus 12 membros, retorna de Nagoya, Japão, para o Brasil. Todas as nossas três categorias foram capazes de competir efetivamente na competição.

"Participar da Robocup foi uma experiência incrível para mim: pude ver como o trabalho que tive na construção dos robôs em 2017 se concretizando, tomando forma. Ver que seu projeto funciona é muito gratificante! A experiência que adquiri conversando com membros de outras equipes também foi muito legal. Por fim, o Japão é um país muito bonito e eu adorei conhecê-lo.", disse Francisco Arthur, aluno do segundo ano do ITA e membro da área de Mecânica do Humanoide.

O desempenho da equipe ITAndroids foi marcante: Na categoria Soccer 3D Simulation, conseguimos o 9º lugar mundial, consagrando-nos como uma de um total de duas equipes latino-americanas que conseguiram alcançar tal colocação. "Nossas otimizações melhoraram muito o desempenho da equipe, e acreditamos que investir nelas enquanto colhemos estatísticas das partidas simuladas nos nossos treinamentos vão nos fazer crescer cada vez mais", disse Luckeciano Melo, aluno do quarto ano do ITA e membro da categoria Soccer 3D.

Já no Soccer 2D Simulation, conseguimos a 15º colocação mundial e o 1º lugar da América Latina na competição. "Esse ano, as mudanças das regras da versão do sistema operacional usado prejudicaram nossa equipe. Porém, fomos capazes de identificar nossas falhas. Pretendemos melhorar nossa estrutura de código e vir com tudo ano que vem", afirmou Felipe Vieira Coimbra, líder da categoria Soccer 2D.

Por fim, tivemos nossa equipe Humanoid Kid Size, representada pelos robôs Darwin e Chape. Esse último foi construído totalmente pela ITAndroids, cujo nome é uma homenagem ao time brasileiro da Chapecoense. Mesmo com todo o trabalho de nossos membros, a equipe foi eliminada nas oitavas de final e acabou na 14º colocação. "Apesar de não ter ficado muito em cima na classificação, éramos estreantes e competir já foi uma conquista imensa para nós. Vamos manter o ritmo de produção e voltar com tudo ano que vem", afirma Igor Silva, aluno do segundo ano do ITA e líder da equipe.

Para competir em algo de calibre internacional, precisamos de um apoio financeiro enorme. Agradecemos aos nossos patrocinadores e apoiadores: Micropress, Metinjo, FHE, Poupex, Poliedro, Rapid, Altium, ITAEx, AASD e Chapecoense. Um agradecimento especial ao próprio ITA, em especial sua divisão de computação, que nos ajudaram demais, e o LABSCA, o qual foi palco de várias noites de trabalho da ITAndroids. Por último, agradecemos a todos os 55 doadores que ajudaram no nosso Crowdfunding, contribuindo imensamente para nossa participação. Sem vocês, não teríamos tido a incrível oportunidade de participar.

Agora que a competição acabou, nosso trabalho está focado na LARC (Competição Latino-Americana de Robótica), que ocorrerá em Outubro desse ano em Curitiba. Esperamos melhorar nosso desempenho e continuar crescendo. A Robocup foi um passo importante, mas nossa tecnologia não pode parar de evoluir nunca! "No momento em que acabou a Robocup 2017, começamos a fazer a contagem regressiva para a Robocup 2018, que ocorrerá no Canadá. A característica mais marcante da nossa equipe (ITAndroids) é estar sempre focada no próximo objetivo e não parar nunca", afirmou Marcos Máximo, professor do ITA e presidente da equipe.

Equipe ITAndroids na Robocup