Interview with Ex-members: Rodrigo Roim (COMP-15)

itandroids

Created at 06/05/2017 8:40 p.m.

Last modified at 06/05/2017 8:40 p.m.

abc english

Estamos trazendo uma entrevista que a equipe ITAndroids, a equipe de robótica do ITA, fez com seu ex-membro Rodrigo Roim Ferreira, formado em Engenharia de Computação pelo ITA em 2015. Rodrigo hoje em dia é Engenheiro de Software na Microsoft, uma das maiores e mais renomadas empresas de tecnologia do mundo. De 2011 a 2012, Rodrigo foi líder da categoria Robocup Soccer 2D Simulation da ITAndroids. Confira uma conversa que tivemos com ele sobre sua experiência na ITAndroids e como isso o ajudou a ser um engenheiro de sucesso:

Equipe ITAndroids: Rodrigo, conte um pouco mais sobre sua trajetória na equipe ITAndroids.

Roim: Eu começei participando da categoria Soccer 2D (Categoria de pequenos agentes simulados em um ambiente computacional em 2D). Nosso time tinha acabado de sair de um hiato grande e recomeçou em 2011 como um projeto de MTP (Disciplina de Introdução a Engenharia do ITA) da Turma de 2014. Eu entrei para ajudar naquela época.

Em 2011, nós ficamos em último lugar na CBR (Competição Brasileira de Robótica) e isso desmotivou muita gente. Quase todo mundo da T14 resolveu sair e o time estava prestes a morrer. Sendo bem honesto, eu fiquei bem chateado na época porque a ITAndroids tinha muita gente boa e eu achei vergonhoso ficar em último numa competição nacional. Se não me engano, uns dias depois do resultado um pessoal da minha turma foi no Outback para comemorar algum aniversário e eu aproveitei a situação para comentar da ITAndroids. Cerca de cinco amigos gostaram do projeto e viraram membros novos da equipe. Isso renovou bastante nossas forças. Na semana seguinte, a gente já tava começando a discutir mudanças na base do time. Eu virei capitão do Soccer 2D pouco tempo depois. Um ano depois, em 2012, fomos primeiro lugar do Brasil na mesma competição.

Equipe ITAndroids: Qual o seu trabalho atualmente na Microsoft?

Roim: Atualmente eu sou um Software Engineer II em um time que cuida do Back-end de comércio da Microsoft. Nós escrevemos os sistemas de compra, catálogo e licenças para lojas online do Xbox, Windows, etc.

Equipe ITAndroids: Qual foi o maior impacto que sua vivência na ITAndroids causou na sua carreira profissional?

Roim: O aprendizado mais importante foi o modo de trabalhar. Quando eu comecei no Soccer 2D, ninguém sabia como usar Linux, compilar o código, rodar o simulador, etc. Era um ambiente completamente alienígena para quase todo mundo. E quando você finalmente configurava seu ambiente de trabalho, você se deparava com um código imenso, complexo e sem comentários ou tutoriais. Isso é bem impactante, muito diferente dos projetinhos didáticos vistos na graduação.

Acontece que quando você vai para empresas grandes como Microsoft, Google e Facebook, os projetos são muito mais parecidos com o que eu vi na ITAndroids do que com qualquer coisa vista na graduação. Lá, você recebe um projeto já em andamento, complexo, e tem que se virar com um pouco de ajuda do seu time. Não é algo didático e auto-explicativo como na faculdade. A ITAndroids me preparou para esse cenário, e isso é algo muito raro no mercado. Tem muito poucos recém-graduados prontos para trabalhar em projetos de grande porte. Isso foi essencial para eu me dar bem no começo da carreira como engenheiro.

Equipe ITAndroids: Você diria que a sua vivência na ITAndroids te ajudou a conseguir alcançar uma posição dessas (Engenheiro de Software) em uma empresa de concorrência mundial como a Microsoft? 

Roim: Com certeza. Meu primeiro estágio na Microsoft foi quando ainda estava no meu segundo ano do ITA (Ainda no curso fundamental, sem ter iniciado as matérias de Engenharia de Computação). A maior parte do meu currículo na época era falando da ITAndroids. Quando eu fui para a entrevista, perguntaram-me muito sobre a iniciativa e a maioria dos entrevistadores se empolgou bastante. Na hora de resolver os problemas técnicos exigidos, teve muita coisa que aprendi com os códigos da ITAndroids que eu consegui aplicar, e foram coisas que só se aprende na experência mesmo, como definir boas interfaces entre classes, etc. Foi um diferencial muito bom e serviu para eu mostrar para os entrevistadores que mesmo estando no segundo ano eu já tinha experiência com projetos complexos, então ajudou muito.  

Equipe ITAndroids: Se você pudesse deixar uma mensagem para os membros atuais da ITAndroids, qual seria?

Roim: Aproveitem a ITAndroids para dar muitos viradões e participem das competições dando o seu melhor. Mais do que o ITA, vocês representam o Brasil, todo o esforço vale a pena!